Foto: DR

O Dia Internacional da Tiroide aconteceu a 25 de maio e todo o mês foi dedicado à consciencialização dos problemas associados a esta glândula em forma de borboleta. Mas a prevenção deve ser tida em conta durante todo o ano, porque esta pequena borboleta é o painel de controlo que permite o bom funcionamento do organismo.

O painel de controlo do nosso organismo situa-se na parte anterior do pescoço, tem a forma de uma borboleta e designa-se por tiroide. Esta glândula endócrina é responsável pela produção, pelo armazenamento e pela libertação das hormonas T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis pelo controlo do organismo, “regulando várias funções no nosso corpo como, por exemplo, a frequência cardíaca, peso, temperatura corporal e até o humor”. Quem o explica é a enfermeira Zélia Pereira, que reside em Espinho e exerce funções atualmente no Centro de Vacinação Covid-19 de Ovar.

Uma glândula tão importante quanto esta é também muito sensível a oscilações na produção hormonal, podendo causar problemas como o hipotiroidismo ou o hipertiroidismo. A presença de nódulos também é uma das principais situações adversas relacionadas com esta glândula.

Mas, para além de saber quais são os problemas associados, é importante perceber o que são e quais os sintomas a eles associados, para que haja um diagnóstico atempado.

Segunda Zélia Pereira, o hipotiroidismo surge quando “há uma insuficiência na produção de hormonas tiroideias” e tem associados sintomas como por exemplo “o aumento de peso, a diminuição do apetite, a sonolência, a pele seca e unhas quebradiças”. “Quando, pelo contrário, há uma excessiva produção de hormonas, estamos perante uma situação de hipertiroidismo que se caracteriza pelo aumento do apetite, pelas insónias, pela pele quente e húmida”, afirma a enfermeira.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 16 de Junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€