(Foto: Francisco Azevedo)

Um dos focos da programação deste ano está voltado para a Ucrânia. Secção Be Kind Rewind é inteiramente dedicada ao Festival de Odesa.

O auditório do Centro Multimeios recebeu, com casa cheia, a cerimónia da abertura da 18ª edição do FEST na passada segunda-feira. Para a sessão especial foi exibido o primeiro filme da programação, mas antes da exibição, Filipe Pereira, diretor do festival, não deixou de salientar o cartaz deste ano, nem do “impacto económico brutal” que o FEST traz a Espinho.

Apesar de admitir que “há muito para ver”, Filipe Pereira considerou o festival “obsoleto”, na medida em que foram vivenciados tempos pandémicos difíceis. “Passaram-se dois anos muito complicados, as pessoas mudaram, por isso, é nosso compromisso adaptarmo-nos para corresponder às necessidades de uma nova geração. Estamos obsoletos agora, mas daqui a um ano já estaremos adaptados, é essa a nossa maneira de trabalhar”, confessou o diretor do FEST, mostrando-se, no entanto, orgulhoso pelo trabalho desenvolvido.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 23 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€