Automobilistas surpreendidos com mais estacionamento pago junto à Avenida 24

Foram poucos os automóveis que escaparam à fiscalização, na passada segunda-feira, naquele espaço onde, durante muitos anos, o estacionamento foi gratuito (foto: Defesa de Espinho/DR)

Os automobilistas foram surpreendidos no passado dia 20 [segunda-feira] com mais um espaço de estacionamento pago, entre as ruas 11 e 15, junto à Avenida 24. Em poucos minutos, o nosso jornal contabilizou cerca de 30 condutores que receberam o aviso de pagamento da ESSE. 

A sinalização foi colocada há cerca de uma semana e meia, no espaço compreendido entre as ruas 11 e 15, seguindo-se a instalação de um parquímetro no passeio da Avenida 24. A fiscalização foi iniciada na passada segunda-feira, dia 20 de junho e muito poucos condutores se aperceberam que aquele espaço de estacionamento passou a ser pago.

Faltou “um anúncio público para esta alteração”, queixam-se alguns dos condutores que entendem que isto terá sido um “desrespeito” e “um abuso”, admitindo que foram surpreendidas, quer com o aviso para o pagamento do estacionamento, quer com a própria sinalização.

Confrontada pela Defesa de Espinho com a situação, a Câmara Municipal, referiu, apenas que “a zona em causa faz parte da área concessionada para a instalação e exploração de parcómetros coletivos que foi atribuída em 2005, por um período de 20 anos” e que “no acordo celebrado em 2019 entre a autarquia e o concessionário, ficou garantido o direito de exploração de 1000 lugares de estacionamento à superfície”.

“Habitualmente estaciono o meu carro neste local, mas desconhecia que a partir de hoje [segunda-feira] era pago”, disse Cristofe Gomes que se preparava para estacionar o seu automóvel naquele local. “Mas como cheguei aqui, daqui vou embora”, afirmou aquele automobilista espinhense, acrescentando que “o estacionamento é pago em todo o lado e acabamos por não encontrar um local para parar o carro”, conclui.

Daniel Figueiredo reside do outro lado da Avenida 24 e habitualmente deixa o carro estacionado naquele espaço porque era gratuito e próximo de sua casa. Também foi surpreendido com o pagamento do estacionamento e se não fosse um outro condutor, seria, certamente, surpreendido com um papel no vidro.

“Colocaram aqui um parquímetro sem fazerem qualquer anúncio. Moro aqui em frente e não sabia que este estacionamento, agora, era pago! Penso que poderiam ter colocado um aviso”, disse Daniel Figueiredo constatando que “hoje as pessoas foram todas ‘multadas’. Vi muitas pessoas revoltadas com isto”, acrescentou.

Notícia completa na edição de 23 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.