Autarca de Gaia quer protocolo de “alto nível” sobre passagens superiores pedonais

Solução da ponte pedonal, mesmo que provisória, não agrada ao Movimento Cidadãos da Granja (foto: DR)

O presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, anunciou, recentemente, numa Assembleia Municipal, que deverá ser fechado, em breve, um “protocolo de alto nível”, visando as passagens superiores pedonais na Granja e na Aguda, sobre a Linha do Norte. Na sua intervenção, o autarca gaiense garantiu que “se o epílogo não chegar”, a “culpa” será sua.

Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, o referido protocolo “deverá ser fechado até 31 de julho”. “Aquilo que ficou definido na reunião, é que durante o mês de julho, nós fecharíamos um protocolo assinado ao mais alto nível”, assegurou o autarca.

O protocolo deverá envolver o Município de Vila Nova de Gaia, as juntas de Arcozelo e São Félix da Marinha, a Infraestruturas de Portugal (IP) e os grupos de cidadãos que se têm envolvido na questão das passagens superiores na Granja e na Aguda.

Eduardo Vítor Rodrigues pretende que este protocolo seja uma “boa solução” e que venha a ser assinado pelo próprio ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que, desta forma deverá “outorgar politicamente” uma solução para a travessia da Linha do Norte, mas que “nunca será perfeita”.

“Eu sou contra aquilo, ponto. Aquilo é uma vergonha, ponto”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues na sua intervenção na Assembleia Municipal.

Este processo em que está envolvida a Câmara de Vila Nova de Gaia visa as passagens superiores e, também, barreiras acústicas à volta da linha.

“Até à formalização desse acordo nós manteremos ações cívicas construtivas e legais, uma vez que, até ao momento não existe qualquer declaração, à exceção da proferida pelo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia”, disse à Defesa de Espinho fonte ligada ao Movimento Cidadãos da Granja. “Não se consegue entender o que significa esta designação de um ‘acordo ao mais alto nível'”, sublinhou a mesma fonte que pediu anonimato, salientando o facto de que o próprio autarca gaiense já assumiu, publicamente, que a construção de uma passagem pedonal naquele local seria “um mamarracho”.

“Até à concretização desse acordo, não passam de promessas políticas”, asseverou a mesma fonte ligada àquele movimento de cidadãos daquele lugar da Freguesia de S. Félix da Marinha.

O Movimento Cidadãos da Granja preconiza para aquele espaço uma passagem pedonal desnivelada e até apresenta uma proposta, através de um desenho que é publicado na própria página nas redes sociais. Os cidadãos não acreditam que qualquer solução através de uma passagem pedonal aérea seja viável, mesmo que o seja provisoriamente, temendo que tal “se venha a perpetuar como tantas outras soluções provisórias no país que ali permaneceram por décadas”.

“Dêem-nos evidências, provas concretas e esclareçam a população de todas as suas intenções e se estão a negociar que o digam claramente”, sustenta a mesma fonte do grupo de cidadãos da Granja.