Prémios Sustentabilidade: Corticeira Amorim galardoada pela revista World Finance

Foto: DR

A Corticeira Amorim, empresa portuguesa sediada em Mozelos, foi premiada na categoria “Wine products industry” pela quarta vez consecutiva. Júri sublinhou o “contributo relevante para a descarbonização da indústria vinícola” do balanço negativo de CO2 das rolhas de cortiça.

A Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do mundo, é a grande vencedora da categoria “Wine products industry” dos Prémios de Sustentabilidade da revista World Finance. Distinguida pelo quarto ano consecutivo, a empresa portuguesa é reconhecida pela promoção do montado, da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, destacando-se também pelo investimento realizado em investigação, desenvolvimento e inovação, assim como estratégia ao nível da economia circular. O presidente e CEO da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, manifestou uma “grande satisfação com esta reiterada distinção da World Finance”.

“Este prémio reforça um conjunto alargado de responsabilidades que encaramos com grande determinação e otimismo”, sublinhou o responsável, referindo-se “à gestão eficiente de recursos, à proteção dos ecossistemas, ao combate ao desperdício, ao consumo sustentável, à circularidade de processos, às políticas de desenvolvimento e de empowerment das nossas pessoas”.

Reconhecendo a necessidade de agir para descarbonizar, esta edição dos World Finance Sustainability Awards distinguiu as empresas que demonstraram maior compromisso com a redução das emissões em toda a sua cadeia de valor.

O júri deste importante galardão sublinha ainda o compromisso da empresa com a sustentabilidade alinhado com as diretrizes da Global Reporting Initiative, a associação à ação 50 Sustainability & Climate Leaders, e a certificação Forest Stewardship Council (FSC) de grande parte das suas unidades de transformação. A eficiência energética, a gestão responsável de fornecimentos e o impacto ambiental positivo do produto foram outras mais valias determinantes para a distinção. Valorizados igualmente a promoção da formação, segurança e bem-estar, bem como o desenvolvimento social, pessoal e profissional, de todos os colaboradores e colaboradoras da Corticeira Amorim.

O júri dos Prémios de Sustentabilidade da revista World Finance enalteceu igualmente o balanço negativo de CO2 das rolhas de cortiça da Corticeira Amorim, produtos que “têm um contributo relevante para a descarbonização da indústria vinícola”. Começando pelas rolhas de cortiça naturais, passando pelas rolhas para espumosos, pelas rolhas microaglomeradas e pelas rolhas bartop, todas as famílias sem exceção de produtos da Amorim Cork estão agora certificadas com uma declaração do seu balanço de carbono negativo. Uma vantagem competitiva que a empresa considera “significativa face à concorrência” e que consolida a ambição de “ser a primeira escolha para os clientes preocupados quer com os fatores de qualidade e desempenho, quer com o fator sustentabilidade”.