Foto: DR

A equipa de sub-23 do First Class Football Academy, do Canadá, está de visita a Espinho para um intercâmbio desportivo. Uma turma mais nova prepara também a sua viagem à cidade, por intermédio da We Make It Possible (WMIP).
Os jovens vão defrontar clubes da região em encontros que servem de rampa de lançamento para o mundo do futebol.

A visita à cidade de Espinho surgiu através de um intercâmbio promovido pela We Make It Possible (WMIP), que em português significa “Nós tornamos possível”.

Paulo Rodrigues, proprietário da empresa de organização de eventos desportivos, tornou possível a vinda de duas equipas canadianas à cidade, naquela que é a procura de um sonho no mundo do futebol.

“Vamos receber duas equipas canadianas. Esta de sub-23 vai estar cá durante dez dias e depois vem um segundo grupo, de 15, 16 anos, para outros dez dias”, explica o promotor.

“Espinho é a casa mãe deles em Portugal, é onde vão pernoitar, comer e passear. Depois vão fazer várias atividades, tais como jogos-treino contra o Sporting Clube de Espinho (SC Espinho), Sporting Clube de Braga (SC Braga), Sport Clube Beira-Mar (SC Beira-mar), Clube Desportivo Feirense (CD Feirense) e Futebol Clube Paços de Ferreira (FC Paços de Ferreira)”, dá conta o proprietário da WMIP.

O treinador dos jovens jogadores, Filipe Fidalgo, acredita que estes encontros podem ser “a rampa de lançamento para os miúdos”. “Eles vão jogar os cinco jogos em frente aos empresários, diretores e presidentes e vamos ver o que dá”, explicou, esperançoso.

“A ideia de trazer as crianças cá foi especialmente porque o Canadá não é conhecido pelo futebol e ninguém dá confiança aos miúdos de que eles conseguirão alguma coisa no futuro”, lamenta Filipe Fidalgo. Por isso, para o técnico da First Class Football Academy, este intercâmbio é “uma oportunidade para eles mostrarem os valores deles a Portugal”, já que Filipe considera que “Portugal tem muita vontade de ajudar os jogadores estrangeiros e é o melhor país de formação de futebol”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 28 de julho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.