Ensino: Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira com selo “Escola SaudávelMente”

O Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, foi contemplado com o selo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (fotografia: arquivo DE)

O Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira (AEML) está entre as 350 escolas que foram contempladas com o selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão” 2022-2024, por ser referência para o ensino.

Trata-se de uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) que entregou na quarta-feira [27 de julho] os 350 selos de “Escola SaudávelMente”, um reconhecimento às escolas que “promovem o desenvolvimento, a aprendizagem, a inclusão e a saúde psicológica de toda a comunidade educativa”.

“Com orgulho e reconhecimento por quem abraçou esta iniciativa, nomeadamente os Serviços de Psicologia e Orientação do agrupamento, sublinha-se o facto de o AEML associar-se, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, a contextos de referência na promoção da Saúde Psicológica Escolar, através das suas políticas e práticas educativas relativas à promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, do comportamento, da carreira, da inclusão e da saúde psicológica e do sucesso educativo da comunidade“, disse à Defesa de Espinho o diretor do AEML, Vítor Oliveira, a propósito desta distinção.

“Trata-se de mais uma iniciativa considerada no espírito de determinação e de foco nas oportunidades e nos desafios colocados ao agrupamento para fazer mais e melhor, em prol dos alunos, prioritariamente, e do bem comum pretendido para uma instituição interessada na projeção da sua dimensão cultural, de construção de identidade e de promoção de um ambiente com Saudável Mente”, salientou Vítor Oliveira.

Segundo a OPP, esta iniciativa pretende “aumentar as oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos”.