Fotografia: Francisco Azevedo/DE

A sala António Gaio, no Centro Multimeios, recebeu na noite do passado sábado o Concerto de Verão do Orfeão de Espinho, que cantou e encantou em conjunto com a orquestra MSS Consort.

Foi ao som de Largo from Xerxes, de Handel, que a orquestra MSS Consort abriu um espetáculo que encheu a sala António Gaio do Centro Multimeios de Espinho. O Orfeão juntou-se no tema seguinte e, juntamente com o grupo instrumental, prendeu a atenção dos presentes com a interpretação de Conquest of Paradise, de Vangelis. Viajou-se, ainda, até à Finlândia ao som de Be Still My Soul, de Sibelius, e três solistas fizeram ecoar no Multimeios Panis Angelicus, de Cesar Franck.

O maestro Samuel Santos levou os espectadores a recuarem cerca de quatro mil anos no tempo ao fazer o Orfeão cantar um tradicional hebreu, de seu nome Sobre a Melodia, voltando logo de seguida à atualidade com o Gloria in Excelsis Deo do espinhense Fausto Neves.

Um dos momentos mais aplaudidos da noite e que mais encantou quem se encontrava numa plateia muito bem composta aconteceu pela metade do concerto.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 11 de agosto de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.