Fotografia: DR

A secção de natação do Sporting Clube de Espinho voltou a dar que falar, depois de mais de uma década de jejum de títulos e conquistas. No entanto, Rita Freitas, treinadora do clube, garante que a melhoria das infraestruturas utilizadas pelo clube seria a solução para muitos problemas e um fator extra na ajuda a levar os nadadores espinhenses ainda mais longe.

“Foi a nossa melhor época de sempre”. Quem o garante é Rita Freitas, ex-atleta e atual treinadora da secção de natação do Sporting Clube de Espinho (SC Espinho).

Numa temporada onde o clube tigre conquistou campeonatos nacionais, bateu recordes e subiu a inúmeros pódios, Rita Freitas relembra que o mesmo já aconteceu na história do clube, “mas isso já foi há dez anos ou mais”.

“Até agora andámos numa fase em que o nosso patamar mais alto era ter miúdos nos campeonatos nacionais”, admite, confessando que o que se conseguiu foram “umas classificações nada perto do pódio”, mas “o que viesse dos nacionais estava bem e era sempre muito bom”.

Mas os poucos títulos conquistados sabiam a pouco para quem já tinha feito parte da família tigre enquanto atleta. “Chegámos a uma altura em que achámos que, dada a nossa história, isso não era suficiente. Havia qualquer coisa que tinha de mudar para voltarmos a estar na elite nacional”, admite a treinadora.

Assim, o grupo de trabalho formou-se e começou a “otimizar um plano de carreira consoante a idade dos miúdos”, acabando por se conseguir “uns grupos mais jeitosinhos”, o que resultou num pódio nacional ainda antes da pandemia, antecipando “alguma coisa de brilhante”.

Pandemia: um travão e uma motivação

A pandemia colocou um ponto e vírgula em todos os desportos e a natação também foi uma das imensas modalidades a não conseguir escapar. A Piscina Municipal fechou e o Sporting de Espinho perdeu muitos atletas, principalmente das camadas mais jovens, o que fez com que o grupo de trabalho sentisse que “tudo aquilo que se construiu durante cinco ou seis anos estava a ir por água abaixo”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 11 de agosto de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.