Foto: DR

As romarias em honra de Nossa Senhora d’Ajuda voltam em força e finalmente sem restrições. Com organização da Câmara Municipal na parte profana e do padre Artur Pinto nos festejos religiosos, o pároco acredita que Espinho vai receber “mais pessoas do que aquilo que é habitual”.

Entramos no mês de setembro e aproximam-se a passos largos as romarias em honra de Nossa Senhora d’Ajuda. Finalmente sem quaisquer restrições após dois anos de pandemia, as festas da padroeira espinhense voltam a celebrar-se com toda a pujança de outrora. Deste modo, as ruas da cidade de Espinho voltam a encher-se com os famosos e tradicionais tapetes de flores para que a procissão desfile ainda com mais beleza ao longo de todo o seu percurso. Segundo o padre Artur Pinto, “o regresso dos tapetes de flores, que também já estão a ser preparados, chega com a temática dos anjos protetores”.

As festas em honra de Nossa Senhora d’Ajuda dividem-se sempre entre o lado religioso e o lado profano. Quando à parte religiosa, o responsável, o pároco Artur Pinto, adiantou o plano de festas à Defesa de Espinho, garantindo que “já estão a ser preparadas as celebrações”. “Nós já estamos a preparar as celebrações e amanhã [dia 31 de agosto] vamos ter mais uma reunião para alinhavar os últimos detalhes”, dá conta o padre da cidade, acrescentando que “a procissão também já contou com duas reuniões de preparação”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 1 de setembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.