Projeto prevê espaços de restauração e co-working (Fotografia: Francisco Azevedo)

A antiga lota do peixe, localizada no Largo S. Pedro, pode vir a ser requalificada através de um projeto arquitetónico idealizado pelos alunos de mestrado em Design de Interiores da Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos.

Segundo João Nuno Gomes, residente em Espinho e um dos professores responsáveis pelo projeto, trata-se de um trabalho “meramente académico, mas que teve como base uma conversa com o presidente da Junta de Freguesia de Espinho”. Segundo este docente, “o projeto consistiu na reabilitação do edifício e na inclusão de um espaço destinado a restauração e áreas para trabalho co-working”. No fundo, o objetivo foi “pegar num edifício devoluto, mas com qualidade arquitetónica e dar-lhe uma função capaz de ser transformadora daquele lugar”, explica João Nuno Gomes.

Este projeto, que teve “a virtude de chamar a atenção para um problema com um edifício devoluto” da cidade, acabou por ser, de acordo com o professor orientador, “um programa real e que havendo vontade política e financiamento pode ser uma realidade”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 08 de setembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€