Vera Cruz, responsável por um dos grupos corais da Paróquia de Espinho, prepara a parte litúrgica da celebração religiosa (Fotografia: Isabel Faustino)

No ano em que está de volta a festa em honra de Nossa Senhora da Ajuda, a Defesa de Espinho foi conhecer alguns dos rostos que se associam e preparam, com carinho, fé e devoção, a festa maior da cidade.

Chegou o dia. Espinho prepara-se e está a poucas horas de se engalanar. Depois de dois anos forçados de pausa, motivados pela pandemia, está à porta o terceiro fim de semana de setembro e com ele uma das épocas mais importantes para os espinhenses.

A festa que homenageia a padroeira de Espinho traz, de volta às ruas da cidade, os sorrisos, as tradições, mas sobretudo os reencontros e o convívio. Está tudo a postos, mas a preparação do retomar da celebração começou bem lá atrás. Virgínia Santos, de 63 anos, é um dos vários rostos que prepara aquele que vai ser o longo tapete de flores e de outros materiais que, no próximo domingo, vai servir como orientação no percurso feito pela procissão.

A montagem do tapete está marcada para a tarde e noite de sábado, tal como é habitual, mas como explica a voluntária, o trabalho já tem meses. “Estamos, desde o início de agosto, a trabalhar, mas antes disso houve muitas reuniões de preparação. Foi preciso definir as cores do sal que teríamos que pintar, tal como outros aspetos importantes”, conta Virgínia, um dos membros da associação EVida, responsável por esta tarefa desde a sua criação, em 2009. “Já estamos há mais de duas semanas a pintar sal e não é apenas o grosso do tapete, há muitos pormenores e isso leva o seu tempo. Por vezes as pessoas pensam que é só o trabalho do dia, mas não é. Este ano começamos em março e foi-se vendo desenhos, tal como o tema em si”, explica, confidenciando que, para a festa de 2022, foi escolhido o tema dos anjos. “Todos os anos procuramos fazer um tema diferente, embora, por vezes, possa haver um desenho igual derivado ao aproveitamento de algum molde, mas tentamos sempre inovar”, assegura.

Reportagem disponível, na íntegra, na edição de 15 de setembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€