Fotografia: Francisco Azevedo/DE

A primeira comemoração do Dia da Freguesia de Paramos, no dia 24 de setembro, proporcionou a homenagem aos ex-presidentes de junta eleitos depois do 25 de Abril: João Baptista Dias da Costa, José Maria Pereira Carvalho e Sá, Augusto Gomes da Silva e Américo Castro Pinto dos Santos.

A sessão solene, realizada no (superlotado) salão da Banda União Musical Paramense, e artisticamente abrilhantada por Irene Vieira e o Rancho Recordar é Viver, resultou da deliberação do segundo dia de agosto que instituiu o Dia da Freguesia a 24 de setembro. Foi prestada homenagem póstuma a Baptista Dias da Costa e Augusto Gomes da Silva, num ato público em que também foram distinguidos Carvalho e Sá e Américo Castro. As fotografias destas quatro referências autárquicas paramenses estão agora afixadas na sala de atendimento da Junta de Freguesia para memória futura.

Os exercícios cívicos e autárquicos de Baptista Dias da Costa e Augusto Gomes da Silva foram assinalados com os testemunhos dos filhos, numa sessão presenciada por Miguel Reis, presidente da Câmara Municipal de Espinho, os vereadores Leonor Lêdo da Fonseca, Maria Manuel Cruz, Lurdes Ganicho e João Passos, bem como representantes das juntas do concelho de Esmoriz, do Aero Clube da Costa Verde, Regimento de Engenharia, Bombeiros de Espinho e outras instituições.

“Cumpri com sentido de responsabilidade”, deu nota Carvalho e Sá. “Estou muito orgulhoso por tudo aquilo que fiz na autarquia. Com virtudes e defeitos, fiz tudo o que pude e ajudei a freguesia a desenvolver-se. Foi feito trabalho na ação social, na saúde e na requalificação das ruas que eram de saibro e terra batida. Foi com sentido de responsabilidade aquilo que fiz, com dedicação e amor pela minha terra”.

“Agradeço à Junta de Freguesia este simbólico acontecimento”, fez questão de registar Carvalho e Sá. “E peço para que nunca se partidarize o Dia da Freguesia, onde todos devemos estar de coração aberto”.

“Não vou dizer se fiz muito ou pouco, mas ainda tenho muito para dar à freguesia e vou continuar a dar”, disse, por seu turno, Américo Castro. “Tenho um gosto enorme em dar tudo o que posso pela freguesia”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 29 de setembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.