Presidente da Câmara anuncia cessão de posição contratual e novo empreiteiro para o estádio municipal

O presidente da Câmara, Miguel Reis, na declaração pública sobre a cessão da posição contratual da obra do estádio, contou com a presença do presidente do SC Espinho, Bernardo Gomes de Almeida e do autor do projeto, Diogo Lacerda (foto: DR)

O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, assumiu hoje [30 de setembro] que a obra do estádio municipal irá prosseguir na próxima semana, anunciando a “cessão de posição contratual” e a entrega da obra a um novo empreiteiro. Prevê-se que o SC Espinho possa utilizar o estádio em setembro de 2023.

“O Município de Espinho irá deliberar, na próxima reunião da Câmara Municipal, autorização para a cessão de posição contratual para a construção do estádio municipal de Espinho, na sequência de um pedido apresentado pela atual empresa responsável pela empreitada, que manifestou não ter condições para cumprir o contrato celebrado com a autarquia”, anunciou Miguel Reis, num vídeo divulgado através dos canais oficiais do Município e que contou com a presença do presidente do SC Espinho, Bernardo Gomes de Almeida e do autor do projeto do estádio, arquiteto Diogo Lacerda.

Segundo Miguel Reis, na base das dificuldades do empreiteiro estarão “o aumento dos custos de materiais” e “o custo da energia” que “estavam a ter impacto negativo nos trabalhos da construção do estádio”.

Miguel Reis disse que a outra solução que o município teria ao seu dispor seria a rescisão do contrato com o atual empreiteiro, mas “isso teria como efeito prático ter de recomeçar administrativamente a empreitada com novo projeto, novo concurso e um novo visto do Tribunal de Contas, o que teria feito a obra parar, por completo, por um período que não ficaria longe dos dois anos”.

Segundo o autarca o Município colocou “os interesses de Espinho acima de tudo” e geriu a situação de “forma séria, serena e responsável, suportando a pressão pública de um grande processo, para garantir a estabilidade necessária para encontrar uma solução viável”.

O autarca espinhense, nesta declaração acredita que, com a aprovação da autorização para cessão de posição contratual para a construção do estádio municipal de Espinho pelo executivo, deverão estar “reunidas todas as condições para que a empreitada possa retomar a normalidade”.

Miguel Reis pensa que “pela envergadura do novo empreiteiro, pelo compromisso que foi assumido com este projeto e também graças ao enorme esforço e trabalho de revisão, melhoria e correção do projeto de especialidades feito pelo município em conjunto com todas as partes envolvidas” estão reunidas “todas as garantias de que as obras poderão avançar” ao ritmo que todos desejam “para tornar o estádio municipal uma realidade o mais brevemente possível e para que o SC Espinho possa, finalmente, voltar a jogar em casa”.

O autarca espinhense fez questão de “agradecer a colaboração constante do presidente do SC Espinho, Bernardo Gomes de Almeida que tem estado a acompanhar este processo e tem estado sempre ao nosso lado” e que tem ajudado a Câmara Municipal “a fazer parte da solução”.

Miguel Reis sublinhou o papel do arquiteto Diogo Lacerda no processo que, segundo ele, esteve sempre com “uma postura positiva no sentido de colaborar para um bom desenvolvimento da obra”.

“Esta é uma questão que deve ser tratada de uma forma suprapartidária, é um desígnio coletivo que deve unir todos os espinhenses. Estamos unidos para, em conjunto, finalmente tornarmos o estádio uma realidade e termos condições para que, o mais brevemente possível, o nosso SC Espinho possa voltar à sua casa”, concluiu.

Entretanto, o presidente da direção do SC Espinho, Bernardo Gomes de Almeida declarou, também nessa altura, através do vídeo que se tratou de “um dia importante para o SC Espinho, associados, adeptos e para a cidade”.

“Foi uma obra cheia de problemas e no SC Espinho sabemos o quanto sofremos porque vamos para a quinta época a jogar fora de casa com consequências financeiras e custos fixos elevadíssimos”, referiu Bernardo Gomes de Almeida.

Nesta sua declaração, o presidente dos tigres fez questão de agradecer ao presidente da Câmara “por ter encontrado uma solução para o estádio”.

“Estou certo de que será uma obra sem marcha-atrás. Isto deixa-me muito feliz e espero que estejamos, rapidamente, de volta a casa”, concluiu o presidente dos tigres.