Antiga escola Anta 3, situada no Bairro da Ponte de Anta, está desativada e praticamente coberta pela vegetação (Fotografia: Sara Ferreira)

Outras melhorias deverão ser enquadradas no orçamento municipal para 2023.

A antiga escola Anta 3, situada no Bairro da Ponte de Anta e hoje desativada, está praticamente inacessível dada a vegetação à sua volta. Segundo uma das moradoras do bairro, que prefere não se identificar, “é triste ver a antiga escola neste estado, com tantas ervas a crescer e a trazer, de volta e meia, ratos para o bairro”. Mas, para esta cidadã e tantos outros moradores, os problemas não se ficam por aqui. Numa das extremidades do bairro, é possível constatar que apesar da vegetação ser cortada, ela acaba por ficar no mesmo local dias a fio, criando pequenos montes, o que acaba por trazer, segundo esta moradora, animais indesejados.

Questionada pela Defesa de Espinho, a Câmara Municipal de Espinho esclarece que “a limpeza dos terrenos cabe, como em todos os casos, aos seus proprietários. É um problema complexo e recorrente, mas onde infelizmente o município não tem muitas possibilidades de intervenção. O Serviço Municipal de Proteção Civil tem feito um trabalho constante de proximidade, procurando sensibilizar os proprietários para a necessidade de manterem os seus terrenos limpos e intermediando o contacto com as entidades competentes”. Já sobre a antiga escola, a autarquia explica que “está prevista uma limpeza da vegetação existente naquele espaço” e que “já tem um projeto de requalificação e reconversão”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 06 de outubro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€