Autora espinhense leva Portugal ao outro lado do mundo

A escritora Ana Carapinheiro, nascida e criada na cidade de Espinho, regressou recentemente da Austrália, onde esteve a convite do Instituto Camões.

“No caso da Austrália, as pessoas estiveram três anos sem poder viajar e achei particularmente interessante o facto de eu chegar ao país e algumas professoras ficarem emocionadas por terem lá alguém de Portugal”, explica Ana Carapinheiro, sublinhando a admiração que nutre por aqueles que tendo filhos, e encontrando-se emigrados naquele país, “fazem um grande esforço para conseguir levar as crianças até à escola portuguesa, porque Sydney e Melbourne são cidades enormes, logo, é necessário percorrer grandes distâncias, ao fim de semana, para fazer com que as crianças possam ter a oportunidade de aprender a nossa língua”.

A autora de livros infantis ficou impressionada com o facto de que “mesmo estando no outro lado do mundo, as pessoas da comunidade sabem quem é o Fernando Pessoa, quem é o Camões” e não deixa de referir que “as próprias professoras dão-se ao trabalho de dar-lhes a conhecer o magusto”, entre outras tradições portuguesas. Ana mostra-se encantada com o impacto tão positivo que os seus livros têm. “Havia crianças que já conheciam os meus livros e que já sabiam a história de cor”, refere, acrescentando que “os próprios professores dizem que o facto de os livros terem pouco texto, serem picture books, ajuda imenso as crianças a aprender a língua portuguesa, tendo em conta que vivem num país de língua inglesa”.

Entrevista completa na edição de 6 de outubro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.