Fotografia: Francisco Azevedo/DE

Está prevista uma obra de pavimentação na A29, a encetar ainda no ano em curso, incluído o sublanço Miramar-Espinho, mas o troço Esmoriz-Espinho é referenciado como dos mais crítico. Recentemente, houve mais um acidente fatal, que vitimou um bombeiro esmorizense.

O acidente que vitimou um homem de 45 anos, membro do corpo dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, no passado dia 3 de outubro, foi o mais recente episódio de uma longa lista de sinistros que ocorrem no traçado da A29 em Espinho, ou nas zonas limítrofes ao concelho. Em particular no troço compreendido entre os quilómetros 35 (nó de Gondesende) e 37 (zona da Guimbra, em Anta).

A Ascendi, concessionária da autoestrada, dá nota de que a sinistralidade no local “poderá estar relacionada com a desadequação da velocidade de circulação dos automobilistas” face às características da via: um troço com bermas estreitas e curvas de raio mais apertado. “Em determinados períodos do dia, estas características são agravadas por outros fatores que potenciam o risco de acidente como o excesso de tráfego, para apenas duas vias, e a pluviosidade”, acrescenta a empresa.

O registo oficial de acidente oficiais confirma o nível de sinistralidade desta concessão, designada por Costa de Prata. Em 2019, no último relatório disponível no site da Ascendi, registaram-se 292 acidentes em toda a zona concessionada – que inclui, além da A29, o final da A25 e a A17 – 109 dos quais com algum tipo de incidente e duas vítimas mortais a registar. No mesmo documento, aponta-se o sublanço Esmoriz-Espinho como o mais perigoso em toda a A29, com mais de 100 acidentes registados.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 13 de outubro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.