Fotografia: Francisco Azevedo/DE

O Grupo Desportivo (GD) Ronda, o nadador Francisco Santos e o arquiteto Pedro Devesas foram os homenageados no Dia de Guetim, celebrado a 22 de outubro. A cerimónia ficou marcada pela recente posição sobre a autonomia da freguesia.

Foi com as habituações distinções que Guetim comemorou formalmente o Dia da Freguesia, no passado sábado, em cerimónia conduzida no salão paroquial. GD Ronda, Francisco Santos e Pedro Devesas foram as entidades, coletivas e individuais, homenageadas pela autarquia: o clube pelo prestígio que tem conferido à marca Guetim, para lá das suas fronteiras territoriais; o jovem nadador por ser “um verdadeiro campeão dentro e fora de água”; e o arquiteto, que abraça projetos de cariz missionário, tal como o desenho de uma igreja em Buba, na Guiné-Bissau.

Na hora dos discursos, Nuno Almeida destacou a “merecida autonomia” de Guetim, recordando “o momento histórico” que representou o voto por unanimidade na última Assembleia de Freguesia à proposta de desagregação face a Anta. “Foram nove anos de luta para que fosse possível devolver aos guetinenses e antenses a autonomia das suas freguesias. Estamos convencidos que o processo seja finalmente aprovado na Assembleia da República. Guetim nunca deixará de ser Guetim”, assinalou o presidente da Junta.

“É a pensar no nosso território e na nossa comunidade que trabalhamos diariamente, colocando a freguesia de Guetim acima de qualquer interesse político”, vincou o autarca. “Tem sido assim ao longo dos anos e assim continuaremos com o nosso espírito de missão e de dedicação”.

Entretanto, Nuno Almeida recordou o passado recente e o papel da autarquia na gestão da pandemia. Na opinião do eleito, a Junta “atuou de forma responsável e de acordo com as necessidades da comunidade”, cumprindo as medidas de saúde pública previstas.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 27 de outubro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€