Futebol: SC Espinho-U. Lamas de domingo pode encurtar distâncias

Ricardo Almeida e Diogo Belinha já vestiram a camisola do U. Lamas mas estão focados na vitória do SC Espinho (foto: Defesa de Espinho/DR)

O encontro do próximo domingo, entre o SC Espinho e o U. Lamas, é um dérbi, entre dois clubes que distam a uma dezena de quilómetros um do outro e que já disputaram os campeonatos profissionais de futebol.  Diogo Belinha e Ricardo Almeida já vestiram a camisola lamacense e hoje são tigres de alma e coração, mas anteveem uma partida difícil e que têm de vencer.

O SC Espinho e o U. Lamas são dois clubes que contam com um historial grande no futebol português. Separados por uma distância de cerca de uma dezena de quilómetros, as rivalidades são grandes. Nas contas dos jogos entre ambos, os espinhenses levam vantagem, mas na atual temporada os lamacenses ocupam o primeiro lugar da tabela, com apenas uma derrota.

“Este jogo terá, para mim, um sabor bastante especial, sobretudo porque tive uma passagem muito bonita pelo U. Lamas”, recorda o defesa central dos tigres, Ricardo Almeida sublinhando que o seu clube “é o SC Espinho” e que é por este que irá lutar com todas as suas forças. “Estou muito comprometido e focado no meu clube atual”, evidenciou Ricardo Almeida.

O dérbi de domingo é de grande importância para os dois conjuntos e Ricardo Almeida não o esconde. “Uma vitória nossa permitirá encurtar a distância para o primeiro classificado. Temos duas vitórias consecutivas, nas quais conseguimos demonstrar, um pouco, daquilo que é o nosso futebol. Por isso, espero que em casa, contra o primeiro classificado, consigamos vencer”, disse o defesa dos espinhenses.

Ricardo Almeida reconhece que o U. Lamas tem uma equipa bem estruturada, até pela posição que ocupa na tabela classificativa. Contudo, uma das grandes vantagens é o facto de “ter jogadores que jogam juntos há já algum tempo”. “Os adeptos são o grande trunfo do SC Espinho”, evidenciou.

“Quando cá cheguei encontrei três grandes figuras: o João Ricardo e o Betinho, que são os dois capitães e grandes jogadores e o diretor desportivo, o João Pinto. Foram pessoas que sempre souberam transmitir os valores do SC Espinho a todos os que entraram neste grupo”, revelou.

Ricardo Almeida está focadíssimo no trabalho da sua equipa e no propósito que o fez vestir a camisola alvinegra. “Vim para o SC Espinho para subir de divisão e foi isso que me levou a assinar por este clube. E isto só será possível vencendo, no domingo”, diz o atleta que quer “ver a casa cheia”, concluiu.

“Equipa mais unida do que nunca”

Diogo Belinha vestiu a camisola do U. Lamas nas duas últimas temporadas e é bem conhecedor da bravia dos lamacenses. Por isso, o médio do SC Espinho espera “grandes dificuldades” e um jogo “muito disputado” porque está certo de que ambas as equipas “pretendem alcançar a vitória”. “Espero que seja um jogo difícil, com qualidade, mas com a certeza de que a nossa equipa vai jogar para ganhar”, avisa.

Diogo diz que o U. Lamas “é muito perigoso no ataque” e, por isso está certo de que “haverá muitos duelos individuais. Conheço bem os jogadores adversários e sei que, tal como nós, gostam de deixar tudo dentro de campo”, revela o atleta.

Reportagem completa na edição de 3 de novembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.