Pinto Moreira questiona ministra da Coesão Territorial e propõe fim das portagens da A29 em Miramar

Foto: DR

O deputado espinhense do Partido Social Democrata (PSD), Joaquim Pinto Moreira colocou ontem [3 de novembro] duas questões na Comissão de Orçamento e Finanças, à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Pinto Moreira quis saber quais as medidas que o Governo pretende adotar relativamente às portagens eletrónicas colocadas na A29, em Miramar, tendo em conta que desde 2007 os espinhenses que têm de se deslocar ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia estão a ser penalizados.

“É absolutamente inaceitável que os espinhenses para acederem a cuidados de saúde que lhe foram retirados do seu concelho, se vejam obrigados a pagar portagem para a eles acederem”, disse Pinto Moreira na Assembleia da República, sugerindo que, “se procede à retirada do pórtico em causa da A29” ou que se desloque “para lá do acesso ao Centro Hospitalar fazendo-se justiça aos espinhenses”.

Pinto Moreira abordou, também, a questão do congestionamento da Via de Cintura Interna (VCI) do Porto e da utilização por parte de veículos pesados que evitam o pagamento de portagens da A41.

O deputado social democrata sugeriu o incentivo ao uso da CREP e que esta utilização só se consegue “com o fim das portagens, designadamente abolindo-se o pagamento para os veículos pesados de mercadorias”.