Fotografia: Isabel Faustino/DE

Entre a tradição e a novidade, cruzando sabores do mundo rural, o Cantinho da Cobiça é um conceito raro de restaurante no concelho de Espinho. Fiel ao passado do espaço e aos costumes da terra, apresenta como sugestão, na sua ementa informal, um prato da casa diretamente vindo do forno a lenha.

Juntar a família ou um grupo de amigos à volta de uma mesa, num ambiente caseiro, a fazer lembrar os tradicionais almoços familiares dos dias de festa – é esta a experiência que o Cantinho da Cobiça pretende oferecer. Entre a calma e o cariz mais rural de Cassufas, o restaurante do casal Hélder e Cristina trouxe um novo conceito para o concelho e, desde que abriu portas, em 2015, foi conquistando o público.

Aqui não existe uma ementa definida, nem as portas estão abertas todos os dias. O restaurante funciona com base em marcações prévias e tenta trazer um serviço bastante personalizado, onde os clientes podem escolher o menu que querem consumir.  “Somos um restaurante diferente do convencional. Só trabalhamos mesmo com grupos, o menu está estipulado, não há carta, as pessoas chegam e já sabem o que vão comer e beber”, afirma o proprietário, Hélder Rocha.

Contudo, há uma especialidade que se destaca das restantes e que acaba por funcionar como prato da casa:  o lombo assado no forno a lenha. Segundo o dono do espaço, a explicação reside na forma como cozinham e na qualidade da refeição servida. “Normalmente, quando vamos comer lombo a qualquer lado, é servida uma fatia e o cliente tem de acrescentar molho, porque o prato está, geralmente, mais seco. Este não. Nós levamos o naco, que é partido aqui à nossa maneira, ao forno e, depois de assado, quando for para ser servido, até se pode tirar com a colher. Nem são precisas facas nem garfos porque [a carne] se desfaz completamente “, descreve o anfitrião.

Há outros menus disponibilizados no Cantinho da Cobiça, como o cozido na broa, o bacalhau gratinado, o arroz de pato e as ‘cobicinhas’ – uma receita da autoria da casa, inspirada na francesinha. Estes pratos principais fazem-se anteceder por entradas típicas, como pataniscas, enchidos, queijos, tapas, ou ovos de purgatório.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 03 de novembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.