Extensão de saúde encerrou em 2019 apesar do descontentamento da população (Fotografia: DR)

Câmara Municipal não esconde possibilidade de novo centro de saúde vir a evoluir para uma Unidade de Saúde Familiar.

Uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Espinho, atualmente a funcionar em Arcozelo, a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhado, a funcionar dispersamente em Espinho e Gaia e um Gabinete de Saúde Oral são as valências que o município de Espinho prevê a funcionar conjuntamente no novo Centro de Saúde da Marinha, algo que poderá estar ativo já no próximo ano.

Este novo espaço de saúde, que vai operar na antiga Escola da Marinha 1, em Silvalde, já viu o seu projeto de arquitetura aprovado pela Administração Regional de Saúde do Norte, resultado de “um processo de longos meses”, tal como explica a Câmara Municipal, por entender que “era prioritário reabrir uma unidade de saúde na Marinha”. “O primeiro trabalho foi reunir os indicadores de saúde e os dados analíticos que o evidenciavam. Tendo essa informação, identificámos o edifício da antiga escola da Marinha como um excelente equipamento para acolher o Centro de Saúde da Marinha e, em janeiro de 2022, apresentámos pela primeira vez à ARS Norte e ao ACeS Espinho/Gaia essa solução”, começa por explicar a autarquia, afirmando que “depois de várias reuniões entre a Câmara Municipal, a ARS Norte e o ACeS Espinho/Gaia, em março de 2022” foi enviada uma proposta à ARS Norte para a instalação de “um novo centro de saúde com valências reforçadas”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 17 de novembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€