O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, marcou presença na inauguração, assim como Miguel Reis, presidente da CM Espinho (Fotografia: DR)

Obras para construção de um heliporto vão avançar em 2023.

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) tem em funcionamento, desde a passada segunda-feira, dia 21 de novembro, uma nova farmácia hospitalar.

Com um momento de inauguração que contou com a presença de Manuel Pizarro, ministro da Saúde, esta nova unidade, com uma área total de 1.350 metros quadrados, foi conseguida após um investimento de três milhões de euros.

Segundo Luísa Rocha, diretora dos Serviços Farmacêuticos do CHVNGE, “a nova farmácia está dotada de novos equipamentos, nomeadamente de duas câmaras de fluxo laminar, salas limpas de pressão positiva e negativa e isolador para citotóxicos, permitindo a introdução de novas terapias e assegurando os níveis de segurança dos medicamentos preparados, o que é determinante para um centro hospitalar que serve uma população direta de mais de 300 mil utentes e perto de um milhão em referenciação indireta”.

Para Rui Guimarães, presidente do centro hospitalar, a obra “representa mais um passo na finalização do NEH (Novo Edifício Hospitalar), no qual já se encontram a decorrer as obras que irão criar um novo e moderno internamento para doentes cirúrgicos e de infeciologia com quartos de isolamento, numa área superior a 7 mil metros quadrados”, explica Rui Guimarães.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 24 de novembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€