Fotografia: DR

A noite de sábado teve muito rock e mensagens de apoio à Ucrânia. Numa sala com dezenas de rotários, procurou-se trazer novamente para a ordem do dia a crise humanitária vivida no leste europeu.

Foi num clima de descontração que dezenas de rotários se juntaram na noite de sábado (dia 26), no Auditório do Casino, para assistir ao concerto solidário de apoio aos refugiados ucranianos. O clube espinhense uniu-se em torno da causa, numa altura em que a guerra no leste da Europa leva pouco mais de nove meses, sendo que este espetáculo marcou o início de uma semana de dedicação do Rotary ao apoio social à Ucrânia.

A sala vestiu-se a rigor para receber o espírito de solidariedade para com o povo ucraniano, através do trabalho desenvolvido pela JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados, que tem acolhido e apoiado vários refugiados provenientes da Ucrânia que têm chegado até Portugal. Podia ver-se no palco um cartaz com a frase “All for Ukraine”, feito por dezenas de crianças ucranianas que deixaram lá também a marca das suas mãos, em jeito de pedido de ajuda. À tarja, juntou-se ainda um quadro da autoria de Leonor Sousa, que representa uma mulher ucraniana, que será leiloado pelo Rotary de Espinho nos próximos tempos através das redes sociais, tal como referiu o presidente do clube, Rui Torres. O “pai” da ideia de promover este evento solidário foi o rotário António Pinto Oliveira, que subiu ao palco com a sua banda, os The 4 New Dock’s, e abriu o concerto que se prolongou pela noite fora. Entre as sonoridades pop rock, o grupo trouxe consigo algumas canções que se relacionam com a atualidade. Subiram ainda ao palco os D’Alma, que trouxeram melodias baseadas em obras poéticas, assim como Pete Marquis, que fechou a noite com as suas músicas hard rock.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 01 de dezembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€