(Fotografia Javier Falcon)

A cantora e antiga ministra da cultura do Peru vai ainda atuar em Braga e Lisboa.

Com viagem marcada para Portugal, em maio do próximo ano, a cantora Susana Baca vai fazer uma paragem na cidade para um espetáculo no Auditório de Espinho.

Palabras Urgentes é o nome do mais recente álbum da cantora peruana de 78 anos e o motivo do seu regresso ao país, numa altura em que celebra 50 anos de carreira. Segundo comunicado da promotora do álbum este “está carregado de simbolismo, por ter sido lançado no mesmo ano em que se comemoraram os 200 anos de independência do Peru, mas também porque Susana Baca o gravou como forma de protesto e debate, encorajando à celebração da vida e à revindicação de causas e ideais, numa homenagem aos que lutaram por um mundo melhor”.

Susana Baca, “reconhecida pelo seu extraordinário trabalho de resgate da canção afro-peruana em combinação com a divulgação dos poetas latino-americanos”, quis mostrar no novo álbum “uma forte mensagem que usa a mais poderosa das armas de combate à injustiça: o conhecimento”.

Recorde-se que Susana Baca foi ministra da cultura do Peru e editou o seu primeiro trabalho em 1987. A cantora já foi distinguida com três prémios Grammy, a Ordem de Mérito pela República do Peru e a Ordem das Artes e Letras pela República Francesa.

A cantora vai passar pelo Teatro Tivoli em Lisboa a 4 de maio e pelo Theatro Circo em Braga, dia 7. Em Espinho, Susana Baca sobe ao palco dia 6 de maio, às 21h30 e os bilhetes já estão à venda no site do auditório.