Cerciespinho e Confraria da Caldeirada do Peixe e do Camarão de Espinho de mãos dadas na divulgação da arte xávega

Em frente aos apoios de pesca, os alunos da Cerciespinho tiveram um primeiro contacto com os equipamentos da arte xávega (foto: Defesa de Espinho/DR)

A arte xávega e a caldeirada à moda de Espinho foram os temas principais de uma iniciativa conjunta, durante a manhã de hoje [6 de janeiro], entre a Cerciespinho e a Confraria da Caldeirada do Peixe e do Camarão de Espinho.

Os alunos do centro de formação profissional da Cerciespinho tiveram a oportunidade de conhecer a arte xávega, in loco, na companha Vamos Andando, de José Barros, nos apoios de pesca, na praia dos Pescadores, em Silvalde.

A história da arte xávega foi contada por um dos elementos da confraria, José Manuel e o proprietário da companha, José Barros, respondeu, de forma muito simples, como lhe é peculiar, a algumas questões sobre a pesca formulados pelos alunos.

De seguida, o grupo foi até ao Museu Municipal, no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), para conhecer toda a atividade da pesca registada na coleção da arte-xávega, representada por barcos, redes, cestos, cabazes, cordas, agulhas de rede, trajes, boias, diversos materiais utilizados no apetrecho das embarcações, etc..