Reunião da Assembleia Municipal estava agendada para esta noite (Fotografia: DE/Arquivo)

Para a noite desta terça-feira [10 de janeiro] estava agendada uma reunião da Assembleia Municipal de Espinho, mas a sessão foi, segundo o Bloco de Esquerda, adiada por José Carvalhinho, presidente da Assembleia Municipal, “justificando tal decisão pelo facto de o Vice-Presidente do Executivo Municipal, Álvaro Monteiro, do PS, se encontrar de férias e, portanto, ausente do município”.

Em comunicado enviado às redações, João Matos, deputado municipal, afirma que “a desconvocação desta reunião não é somente uma machadada na democracia, como se constitui também uma fuga ao impreterível esclarecimento do que se está a passar na Câmara Municipal de Espinho”. Na visão do Bloco de Esquerda, “quem não deve, não teme, e considerada a enorme gravidade da situação, há, desde logo, esclarecimentos urgentes a serem prestados”.

Recorde-se que o presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, foi hoje detido pela Policia Judiciária, tal como o chefe da Divisão de Urbanismo da autarquia. Em causa está a suspeita de crimes cometidos no licenciamento de obras.