Presidente da Câmara assume pelouros do Urbanismo e das Finanças

Maria Manuel Cruz irá assumir os principais pelouros no Município de Espinho (foto: Sara Ferreira)

A presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz irá assumir os pelouros que eram da responsabilidade pelo seu antecessor, nomeadamente do Urbanismo e da Gestão Financeira, mais os que tinha enquanto vereadora, a Educação e a Cultura.

A autarca, viu aprovada a atribuição de competências em reunião de Câmara na passada segunda-feira. Porém, a sua ação na área do urbanismo estará limitada, devendo os processos de licenciamento urbanístico, pedidos de informação prévia, estudos prévios e projetos de arquitetura, serem remetidos às reuniões do Executivo para aprovação. Uma limitação que, de acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de Apoio à Presidência (GAP) terá como principal objetivo reforçar “a transparência e a fiscalização em matérias de urbanismo no seio da autarquia”.

A presidente da Câmara deverá emitir, em breve, um despacho com a delegação de competências na vereação do Executivo Municipal. Segundo a Defesa de Espinho apurou, dos novos vereadores, Luís Canelas será o vice-presidente da Câmara e ser-lhe-ão atribuídos os pelouros do Desporto, Juventude, Ambiente, Serviços Básicos e Informática e a Lurdes Rebelo, os pelouros da Saúde e da Administração Geral.

Leonor Lêdo da Fonseca deverá manter as responsabilidades que tinha, nomeadamente na Ação Social, Igualdade, Apoio Jurídico, Contraordenações, Execuções Fiscais, Recursos Humanos, Feiras e Mercados e Coletividades.

Nas assessorias da Câmara Municipal, apenas o chefe do GAP, Nuno Cardoso se manteve no cargo. Os restantes, nomeadamente Joana Devesas e Ângelo Cardoso, acabaram por sair.

Artigo completo na edição de 26 de janeiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.