Carla Ribeiro abriu a Palavraria em 2019 para aliar o gosto pelo ensino à paixão pelos livros (Fotografia: Sara Ferreira)

Ensinar e ler são as duas paixões de Carla Ribeiro que levaram à criação da Palavraria, um projeto que junta, no mesmo espaço, um centro de estudos e uma livraria.

Aliar o ensino e as atividades pedagógicas à leitura e ao culto pelo livro foi o que moveu Carla Ribeiro, em 2019, a abrir a Palavraria. Um sonho de portas abertas onde cabem as conversas, o estudo, mas sobretudo a aprendizagem e o crescimento.

Licenciada em biologia, Carla sempre viu na arte de ensinar uma das suas grandes paixões, levando-a, a partir de casa, a ajudar jovens e a prepará-los para os seus exames escolares. “Durante muitos anos vivi em Espinho e dava explicações a vários alunos. Não gostei de trabalhar em escolas, preferia fazê-lo de modo privado e isoladamente, algo que correu sempre muito bem. No entanto, decidi que estava na altura de abrir qualquer coisa para trabalhar sem ser em casa”, explica a proprietária da Palavraria, situada na rua 22.

“Como o tipo de ensino que eu proporcionava aos meus alunos era diferente e como gosto muito de livros, queria criar um espaço que fosse também diferente e não um depósito de crianças, até porque gosto muito que elas venham e se sintam à vontade”, afirma Carla Ribeiro, explicando que na sua Palavraria há espaço para todos, sejam crianças ou adultos.

Inicialmente pensado para ser um centro de atividades pedagógicas, Carla decidiu acrescentar-lhe um novo sentido. “O objetivo era acolher diversas atividades como artes ou ciências, mas como durante as manhãs não há crianças, uma vez que estão na escola, decidi criar também uma livraria”, revela. Apesar de ter começado com uma vertente mais infantil, a livraria acabou por crescer, chegando a acolher livros por sugestão de editoras.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 2 de fevereiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€