Futebol: Mansores-Lobão está sob suspeita de tentativa de corrupção

Foto: Sérgio Santos/arquivo

O jogo UD Mansores com a ADC Lobão, da última jornada da Zona Norte do Campeonato Sabseg, da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), está sob suspeita de corrupção na forma tentada. A Polícia Judiciária (PJ) já estará a investigar o caso que poderá vir a ter implicações na classificação final, nomeadamente no lugar em que se classificou o SC Espinho.

A AFA, em comunicado emitido hoje [9 de fevereiro], confirmou que o Conselho de Disciplina daquela associação recebeu uma participação da UD Mansores “dando conta de factos que podem eventualmente revestir natureza criminal e que se encontrarão a ser investigados pelas instâncias judiciárias competentes, factos esses relacionados com o jogo União Desportiva Mansores-Associação Desportiva e Cultural de Lobão, do passado dia 5 de fevereiro de 2023”.

De acordo com este documento da AFA, a participação “seguirá a tramitação adequada junto do órgão disciplinar”, mantendo-se “todos os procedimentos e datas agendadas para a continuação da competição”.

O presidente da direção da AFA, Neves Coelho, garantiu à Defesa de Espinho que o sorteio da fase final do Campeonato Sabseg, agendado para as 18h30 de hoje, [9 de fevereiro], na sede da AFA, em Aveiro, irá realizar-se.

“Recebemos, efetivamente, a participação da UD Mansores e já emitimos hoje, ao início da tarde, um esclarecimento através de um comunicado oficial”, começou por dizer Neves Coelho, acrescentando que “se tivéssemos provas, certamente agiríamos de imediato”. “Tudo o que se possa dizer, só a Polícia Judiciária o poderá esclarecer”, prosseguiu o presidente da AFA garantindo que a sua direção “estará atenta” ao desenrolar dos acontecimentos.

Daniela Tavares, presidente da Direção da UD Mansores confirmou à Defesa de Espinho que o processo está já nas mãos da Polícia Judiciária e que transmitiu toda a informação que podia e que lhe foi permitido à AFA, recusando-se, para já, a prestar quaisquer tipo de declarações.

Ao jornal O Jogo, o presidente da Direção da ADC Lobão, José Silva Rocha afirmou, no passado dia 7 de fevereiro, que o clube não foi ouvido nem notificado pela Polícia Judiciária garantindo tratarem-se de “falsidades”.

Recorde-se que na última jornada do Campeonato Sabseg (Zona Norte), o SC Espinho foi derrotado pelo Fiães SC por 1-0 e a ADC Lobão bateu a UD Mansores, em casa do adversário, por 0-2. Esta vitória da ADC Lobão levou o conjunto de Santa Maria da Feira à quarta posição da tabela e o apuramento para a fase final do principal campeonato da AFA, ficando os espinhenses para a disputa da manutenção, na quinta posição da tabela.