Ponte pedonal em Silvalde já tem tabuleiro

O tabuleiro da nova ponte pedonal, em Silvalde, tem 39,60 metros de comprimento e está à altura de 9 metros da ferrovia (foto: Defesa de Espinho/DR)

O tabuleiro da ponte pedonal sobre a linha do Norte, na zona da Marinha de Silvalde, foi colocado, durante a madrugada do passado dia 29 de janeiro, sobre as duas torres em betão.

O tabuleiro já pré-montado, com cerca de 40 metros de comprimento, foi colocado na estrutura de betão, com o auxílio de uma potente grua com uma capacidade para movimentar 200 toneladas.

A linha do Norte acabou por ser interrompida e interdita à circulação de comboios durante algumas horas, uma vez que a operação foi executada de madrugada, em horário de pouco tráfego.

A nova ponte pedonal, a sul, é uma velha aspiração da população e surge na sequência de várias reivindicações. A última manifestação junto à passagem-de-nível do Bairro Piscatório, envolveu o próprio presidente da Câmara da altura, Pinto Moreira, que se disponibilizou a oferecer o projeto de arquitetura da ponte pedonal a norte à Infraestruturas de Portugal (IP). Assim, seria possível replicar a sul, junto à ribeira de Silvalde e ao Bairro da Marinha, mas com as necessárias adaptações técnicas.

Artigo completo na edição de 9 de fevereiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.