Américo Couto segura o galardão conquistado no concurso internacional

Américo Couto é capitão da equipa que representou Portugal no Campeonato do Mundo da Panificação. Natural da freguesia de Anta, o padeiro trouxe para casa o galardão da categoria “Pão Biológico e Nutricional”, juntamente com Rui Lopes e José Carlos Santos, através da receita do Pão Rosa Negra.

Foi em Itália, na cidade de Rimini, que o trio composto pelo antense Américo Couto, Rui Lopes e José Carlos Santos levou a melhor sobre as propostas de vários outros países, trazendo para Portugal um dos prémios do Campeonato Mundial da Panificação “Bread in the City”. O concurso tem como objetivo mostrar o que melhor se faz na área e juntou este ano nove países dos vários cantos do globo (Itália, Israel, China, México, Países Baixos, Croácia, Espanha, Perú e Portugal). A equipa lusa, chefiada pelo padeiro natural de Esmojães, triunfou na categoria “Pão Biológico e Nutricional”, com ingredientes provenientes de um cultivo sem recurso a pesticidas e com um valor nutricional elevado.

Feito com farinhas moídas numa mó de pedra, com farinha integral torrada e de alfarroba, grão de centeio do Sabugueiro, uma infusão de zimbro, e ainda mel, o Pão Rosa Negra, como foi apelidado pelo trio português, cruza vários sabores da Serra da Estrela. Foi inclusive na Covilhã onde a equipa se reuniu e durante meio ano preparou a receita premiada.

Segundo Américo Couto, o segredo por detrás do sucesso na competição internacional está mesmo “na composição do pão e na seleção de ingredientes”, mas também “no formato de uma rosa e os valores nutricionais”. Questionado sobre o balanço que faz da participação portuguesa em Itália, o padeiro espinhense mostra-se contente com o resultado, tendo em conta o tempo que tiveram para o desenvolvimento das várias receitas, no entanto refere que precisavam de mais apoios e patrocínios.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 23 de fevereiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€