Futsal: Silvaldenses só pensam no título enquanto a Novasemente luta pelo apuramento

Foto: Francisco Azevedo

Em comum têm o facto de serem duas equipas do concelho de Espinho que disputam o mesmo campeonato de futsal, mas a realidade e os objetivos são diferentes. O Novasemente GD terá de aguardar pela última jornada, no próximo sábado, para poder assegurar a passagem à fase final enquanto o SC Silvalde já garantiu essa presença há quatro jornadas e passa na primeira posição.

Não há grandes dúvidas. A tarefa do Novasemente GD, na luta pela fase final do distrital da 2.ª Divisão de futsal, será a mais complicada. Pela frente, os antenses terão o Fundo Vila, equipa que ocupa a quinta posição da tabela, com menos um ponto e que ambiciona, também, a quarta posição que dá acesso à luta pela subida ao principal escalão do futsal distrital.

“Este último jogo será decisivo porque vamos defrontar um adversário direto. Quem o vencer passará à fase de apuramento do campeão”, afirma o treinador dos antenses, Pedro Ferreira.

“Ao longo do campeonato tudo fizemos para garantir, mais cedo, o acesso a esta fase. No entanto, uma série de condicionantes que não nos foi possível controlar, levaram a que tenhamos de decidir esta passagem na última jornada”, explica o treinador do Novasemente GD fazendo questão de dar os parabéns aos seus jovens jogadores por aquilo que fizeram até aqui.

A época foi relativamente regular, mas o timoneiro antense reconhece terem existido algumas condicionantes. “Desde o início da época que assumimos que queríamos ficar nos quatro primeiros lugares para tentarmos a subida de divisão. Porém, só nestes dois últimos jogos é que as coisas começaram a correr melhor. Estivemos cinco jogos sem conseguirmos vencer, o que nos retirou a vantagem que trazíamos “, diz Pedro Ferreira.

“Os jogadores têm-se empenhado, continuam a trabalhar e acreditam”, salienta o técnico dos antenses, admitindo que em algumas dessas derrotas “o adversário conseguiu ser mais forte” e que “outras vezes até fomos melhores”. Mas no desporto, já se sabe que “a eficácia é que é importante para as contas e para o resultado”, acrescenta.

Artigo completo na edição de 23 de fevereiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.