Paróquia de Anta deixou uma lápide no jazigo do padre João de Deus

Dois anos depois do falecimento do pároco de Anta e de Guetim, foi realizada uma homenagem pela comunidade antense, que levou até à sua sepultura, em Amarante, uma lápide. Dezenas de paroquianos estiveram presentes no momento solene.

Foi no passado domingo, dia 12 de março, que a Paróquia de S. Martinho de Anta realizou uma homenagem ao antigo pároco João de Deus, que faleceu em 2021, vítima de doença prolongada. Dezenas de populares foram até Amarante, onde foi feita uma romagem ao cemitério de S. Gonçalo, no qual o sacerdote se encontra sepultado.

Ao todo foram dois autocarros e várias viaturas particulares dos vários pontos da freguesia de Anta para realizar uma última despedida ao antigo pároco, cujo funeral se realizou numa altura em que existiam várias restrições para o controlo da disseminação da pandemia de Covid-19. A comunidade antense deixou uma lápide de homenagem ao sacerdote e esteve ainda presente numa eucaristia na igreja do mosteiro de S. Gonçalo, que contou com um momento de exaltação do trabalho de João de Deus à frente da paróquia de S. Martinho de Anta.

No final da celebração, houve ainda tempo para um momento de convívio entre os paroquianos junto de familiares do antigo padre da paróquia antense. Em comunicado, esta afirma que “comunidade paroquial respondeu com entusiasmo e alegria na efetivação desta iniciativa”, que juntou os fiéis de Anta aos de S. Gonçalo de Amarante.

João de Deus da Costa Jorge, natural de Amarante, tinha 62 anos e era mestre em Psicologia, em Ciências da Educação e em Teologia, sendo que lecionava na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, desde 1991. Assumiu funções pastorais nas paróquias de S. Martinho de Anta e S. Estêvão de Guetim entre 2013 e 2020, ano em que se viu obrigado a afastar-se devido a problemas de saúde. Viria a falecer pouco tempo depois a 11 de março de 2021.