Cancões para Espinho é o título do novo disco de Irene Vieira, apresentado no auditório do FACE. Fotografia: Francisco Azevedo / DE

Foi num auditório do FACE – Museu Municipal cheio que Irene Vieira apresentou, na passada sexta-feira, dia 10, o seu mais recente álbum Canções Para Espinho. Dez temas originais, criados pela cantora, e que refletem as vivências pessoais e a cultura da cidade onde nasceu, “junto à capela S. Pedro” como fez questão de referir a sua prima, na apresentação do espetáculo.

Acompanhada pelos músicos Lino Lobão, Daniel Cordeiro e João Martins – a equipa que acompanhou também a gravação do trabalho – Irene Vieira começou a apresentação por dar um Viva Espinho e prosseguiu em paralelo com o alinhamento do disco, com o Mar, Senhora D’Ajuda / Senhora do Mar, e as Macolas, trazendo também ao palco uma sugestiva declamação poética por parte de Laura Macedo, autora que compilou uma sequência de versos baseados nas músicas do disco.

O concerto contou ainda com a participação de duas duplas de bailarinos da Academia de Dança de Espinho, que conferiram elegância e riqueza ao espetáculo. O pregão É do Nosso Mar, Nas Redes do Manel, uma Prece à Padroeira e Tu és Rainha foram os temas que se seguiram no alinhamento, antes de um grande encerramento com Assim é Espinho e Nobres Freguesias de Espinho, esta última uma bonita homenagem às diferentes comunidades do concelho. “De mim, para ti Espinho” entoou Irene Vieira na sua última canção, agradecendo com a sua simpatia e generosidade a presença dos convidados.