Viver em tempos de crise pode ser uma tarefa difícil, especialmente quando se trata de gerir o nosso dinheiro. A recessão económica pode ter um impacto significativo nas finanças pessoais, forçando-nos a procurar maneiras de poupar dinheiro e manter as nossas despesas sob controle. Neste artigo, exploramos algumas das melhores formas de poupar dinheiro em tempos de crise.

1. Faça um orçamento

O primeiro passo para poupar dinheiro é saber exatamente quanto dinheiro recebe e gasta. Fazer um orçamento pode ajudá-lo a identificar as suas despesas essenciais e determinar quanto dinheiro pode ser gasto em luxos. A partir daí, pode começar a cortar custos em áreas onde há desperdício e redirecionar esses fundos para poupanças ou para pagar dívidas. Sugerimos também o uso do kakebo para as despesas mais pequenas.

2. Evite compras impulsivas

Comprar impulsivamente é uma das principais razões pelas quais as pessoas gastam mais do que podem pagar. Antes de fazer uma compra, pergunte a si mesmo se é algo que realmente precisa. Se for, verifique se o preço está justo e se tem dinheiro suficiente para pagar. Se não tiver, considere esperar até que tenha economizado.

3. Faça uma lista de compras

Ir às compras sem uma lista é um convite para gastar mais do que o necessário. Certifique-se de fazer uma lista antes de ir ao supermercado ou à loja. Evite comprar qualquer coisa que não esteja na lista.

4. Cozinhe em casa

Comer fora pode ser uma das maiores despesas. Em vez de ir a restaurante ou pedir comida para entrega, experimente cozinhar em casa. Preparar as suas próprias refeições é uma maneira fácil e eficaz de economizar dinheiro, pois os ingredientes geralmente são mais baratos do que comer em restaurantes.

5. Utilize descontos

Em tempos de crise, a maioria das lojas e empresas oferecem descontos para atrair clientes. Aproveite as promoções e descontos que estiverem disponíveis, mas certifique-se de que realmente precisa do produto antes de comprar.

6. Compare preços

Antes de fazer uma compra, compare os preços em diferentes lojas e fornecedores. Isso pode levar tempo, mas pode ajudá-lo a economizar uma quantidade significativa de dinheiro a longo prazo. Pesquise na Internet ou use aplicativos de comparação de preços para encontrar as melhores ofertas.

7. Reduza as despesas domésticas

Há muitas maneiras de o fazer. Por exemplo, reduza o consumo de água e eletricidade, use lâmpadas de baixo consumo e certifique-se de desligar todos os aparelhos eletrónicos quando não estiverem em uso. Isso pode ajudá-lo a economizar dinheiro em suas contas mensais.

8. Limpe o cartão de crédito

As dívidas de cartão de crédito podem ser uma das maiores despesas para muitas pessoas.

A rubrica Cada €uro Conta é uma parceria entre o jornal Defesa de Espinho e a DSI Intermediários de Crédito. Conteúdo patrocinado.

*no nosso sítio da net, pode descarregar a folha de calculo para o orçamento mensal e também o Kakebo visite www.dsintermediarioscreditoespinho.com