Escola Vladimiro Brandão: Académica está de portas abertas para ensinar a patinar

Foto: Sara Ferreira

A histórica escola de patinagem Vladimiro Brandão, da Associação Académica (AA) de Espinho, continua de vento em popa. Recheada de jovens, tem sido o viveiro do hóquei em patins academista. São cerca de meia centena de crianças que animam o rinque academista aos sábados de manhã e às quartas-feiras, ao final da tarde.

Foto: Sara Ferreira

O grande objetivo das escolas de patinagem da Académica de Espinho é o de captar atletas para os escalões de formação do hóquei em patins, mas o trabalho que está a ser desenvolvido poderá proporcionar a prática da patinagem artística, modalidade que, para já, não tem espaço no clube do Mocho.

“Esta escola de patinagem tem tradição, não só no nosso clube, como a nível nacional já há muitos anos”, salienta o coordenador técnico da formação do hóquei em patins academista, Tiago Ferraz. “Já temos em mãos este projeto há cerca de quatro anos e tem vindo a crescer de ano para ano. O nosso objetivo é o de captarmos mais crianças para a iniciação à patinagem”, acrescenta.

A formação de atletas não é voltada, exclusivamente, para o hóquei e poderá abranger, também, a patinagem artística, uma área para a qual o clube tem tido vários pedidos para a incluir no lote de modalidades. “Neste momento, ainda não reunimos condições físicas para implementar a patinagem artística no clube, algo que poderá vir a acontecer, se a direção assim o entender, após as obras de remodelação e de ampliação do pavilhão Arquiteto Jerónimo Reis”, adianta Tiago Ferraz.

A escola de patinagem academista está dividida em três níveis de aprendizagem de forma a que as crianças “possam ter um contacto com as várias vertentes da patinagem”. “Queremos que tenham, em primeiro lugar, a patinagem bem consolidada para que, depois, possam vir a enveredar pela modalidade que muito bem entendam, inclusive pelo hóquei em patins”, explica o responsável pela formação academista.

Tiago Ferraz admite que o principal objetivo, nesta fase do clube, será o de “encaminhar as crianças para o hóquei”, de forma a poder “consolidar todos os escalões etários e todas as equipas da competição”.

O treinador sente uma grande responsabilidade por coordenar uma equipa técnica e uma escola de patinagem com o nome de uma das maiores figuras de sempre da AA Espinho. “Além do nome de Vladimiro Brandão estar associado às escolas de patinagem do nosso clube, como uma homenagem à figura que marcou a nossa modalidade, trata-se de uma escola muito falada no mundo do hóquei em patins e que já é uma grande referência a nível nacional”, evidencia o técnico.

“Passaram por cá muitos dos nomes do hóquei em patins, nomeadamente aquele que foi o maior de todos, Vítor Hugo. Queremos, também desta forma, fazer chegar esta mensagem a todos, de forma a darmos o nosso contributo para o crescimento da modalidade na cidade de Espinho e nas freguesias que estão à sua volta”, afirma.

Artigo completo na edição de 30 de março de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.