(Fotografia: Isabel Faustino)

Pacote Mais Habitação lançado pelo Governo caiu que nem bomba nas vidas dos empresários do setor. Em Espinho, à semelhança do país, a preocupação é muita, sobretudo com a incerteza do valor extraordinário a pagar no fim do ano.

Decorria ainda o mês de fevereiro quando o país e, sobretudo, os proprietários de Alojamentos Locais ficaram surpreendidos ao conhecer as medidas incluídas no pacote Mais Habitação, apresentadas pelo primeiro ministro.

Segundo António Costa, tratavam-se de “medidas que procuram responder de forma completa a todas as dimensões do problema da habitação”. No entanto, o choque foi grande para os empresários do setor, que se viram particularmente afetados pelas novas medidas.

Pelo país, realizaram-se diversas manifestações, algo que para os empresários de Espinho é mais do que compreensível. Nuno Cruz e João Pires, lançaram-se na aventura do Alojamento Local (AL) em outubro de 2020. Apesar de uma época conturbada devido à pandemia, os dois jovens arregaçaram as mangas e, mesmo enfrentando um grave problema no mundo do turismo, abriram o Green Coast Surf House, na Avenida 8.

Três anos depois, com o negócio a registar estabilidade, chegava a hora de dar mais um passo em frente e crescer. Nuno Cruz e João Pires preparavam-se para abrir um novo AL em Espinho, mas o sonho caiu por terra com as novas medidas para o setor. Um balde de água gelada difícil de digerir para os dois jovens. “Fomos completamente apanhados de surpresa. Na semana em que estávamos em processo de negociação, o primeiro ministro veio apresentar o pacote Mais Habitação. Recordo-me que estávamos em casa do João a escrever um email importante quando as medidas foram anunciadas. Ver aquilo na televisão foi quase poético, mas uma má poesia”, confessa Nuno Cruz.

Depois do choque, a decisão final foi tomada. Com o negócio desfeito, só houve espaço para a desilusão. “Não temos confiança para avançar porque aquilo que o Governo nos transmitiu é que não tem confiança no nosso negócio, por isso, nós não vamos remar contra a maré”, garante João Pires.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 13 de abril de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€