Bilheteira do evento reverteu para as obras de reabilitação da Igreja Matriz (Fotografia: Sara Ferreira)

Evento tradicional realizou-se, pela primeira vez, fora da Igreja Matriz, mas as receitas de bilheteiras reverteram a favor das atuais obras de reabilitação.

Com sala cheia, o Auditório de Espinho – Academia celebrou a Páscoa, no passado dia 5 de abril, através de um concerto especial, trazendo ao palco espinhense a Orquestra Clássica de Espinho, o Coro Sinfónico Inês de Castro, e o Orfeon Académico de Coimbra, acompanhados pelos solistas Sónia Grané e Luís Rendas Pereira.

Este ano, além de marcar a celebração festiva da Páscoa, o concerto tinha também o objetivo de angariar fundos para as obras de reabilitação da Igreja Matriz de Espinho. Segundo Alexandre Santos, diretor da Academia de Música de Espinho, como este foi o primeiro ano, “desde há décadas, em que não foi possível realizar o tradicional concerto de Páscoa na Igreja Matriz pelo facto desta se encontrar em obras”, decidiu manter a ligação de alguma forma. “Entendemos que seria significativo darmos o nosso modesto contributo para a concretização, neste contexto, desse importante objetivo, que envolve o esforço da Paróquia de Espinho e de todos os que contribuíram, e continuam a contribuir, para a concretização desse projeto. Há muitas formas de sermos socialmente solidários, independentemente de quaisquer convicções, seja de que natureza forem, e a Paróquia de Espinho sempre soube corresponder graciosamente a várias solicitações, para diversas iniciativas, nomeadamente de natureza cultural, como é o caso”, afirma Alexandre Santos.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 13 de abril de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€