Tânia Araújo: “Sonho conseguir fotografar o lobo ibérico”

Foto: Sara Ferreira

Durante um período da sua vida, na Covilhã, Tânia Araújo apaixonou-se pela fotografia da natureza. A Serra da Estrela foi o ponto de partida para um percurso e para um hobby que mantém. Natural de Arcos de Valdevez, Tânia reside em Espinho há cerca de quatro anos e conta com um vasto portefólio com espécies endócrinas.

Tânia Araújo dedica-se à fotografia como um hobby, mas privilegia no seu trabalho as imagens da natureza. O ponto de partida foi um trabalho que elaborou sobre as espécies (fauna e flora) da Serra da Estrela, em 2010, numa altura em que vivia na Covilhã. “Faço vários tipos de fotografia, mas o que mais me apaixona e o que melhor me define é a fotografia de natureza”, evidencia a fotógrafa.

Aquilo que começou por um passatempo, acabou por lhe “abrir os olhos para a natureza, para as coisas boas e para as más”, explica.

“A Serra da Estrela, parque natural com espécies únicas no país”, despertou-lhe para a descoberta do mundo natural. “Fiquei a conhecer o nosso património e tive a oportunidade de o dar a conhecer às pessoas”, diz.

“Considero-me fotógrafa da natureza, mas também, naturalista. Acabou por ser um instrumento para a sensibilização das pessoas, para as coisas bonitas que temos e que nem sempre as vemos”, acrescenta.

Fotografar a vida selvagem é o tema que lhe desperta o interesse e consegue aliar as imagens das várias espécies à paisagem. “É uma forma de enquadrar as plantas e os animais numa paisagem de um ecossistema”.

Tânia Araújo reconhece que o seu hobby fica bastante dispendioso, não só pelo tempo que lhe dedica e pelas deslocações que faz, mas também pelo equipamento fotográfico que dispõe.

“A fotografia de vida selvagem exige um equipamento específico, ao que acrescem as viagens. Às vezes é preciso fazer várias tentativas para conseguirmos fotografar uma determinada espécie com o comportamento que pretendemos registar. Mas faço esta vertente de foto naturalista por prazer e por missão. Sinto que posso ajudar a comunidade, de alguma forma, com a fotografia”, sublinha.

Tânia reconhece que já fotografou milhares de espécies de fauna e de flora. No seu portefólio já conta com mais de 300 espécies de aves. No entanto, garante que já ultrapassou a fase de colecionar espécies.

Artigo completo na edição de 13 de abril de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.