Na antecâmara do 25 de Abril, fomos ouvir quem conheceu o Estado Novo e viveu de perto as restrições impostas pelo regime. Fosse numa simples conversa de café ou na obrigação de ir combater para as colónias ultramarinas. No Destaque da semana, os relatos na primeira pessoa de um tempo que não se apaga.

A polémica com o estádio municipal não vai acabar tão cedo e agora são os autores do projeto que vêm desmentir a versão apresentada pela Câmara Municipal: Diogo Lacerda e Joaquim Ferreira e Joaquim Ferreira consideram irrealista falar-se num custo de 13 milhões para a obra e assumem que a infraestrutura pode ser feita pela verba já contratualizada de cinco milhões de euros. O tema é tratado em 4500 Espinho, onde se pode ainda conhecer o trabalho do Núcleo de Espinho da Liga dos Combatentes e conhecer um número preocupante, apontado pela CPCJ, que indica existirem 157 crianças em risco no concelho.

Em 4500 Freguesias, damos nota do descontentamento no Rancho S. Tiago de Silvalde com a iminente transferência do polo de saúde local para as instalações da antiga Escola da Seara, onde a coletividade folclórica tem a sua sede desde 2016.

Com opinião de Cláudia Brandão, o número 4746 da Defesa de Espinho inclui ainda uma reportagem sobre a retoma da esgrima no Novasemente GD, em Defesa-Ataque, sugestões de compras para a primavera, na rubrica Comércio Local e ainda o lançamento do evento Labtalks, uma conferência que traz a Espinho empresas de referência no setor dos laboratórios.