Silvalde: Unidade de Saúde na antiga Escola da Seara gera polémica

Foto: Sara Ferreira

O polo de Silvalde da USF à Mar à Vista vai deixar o edifício da Junta de Freguesia e passar para a antiga Escola da Seara. A mudança não se antecipa pacífica, uma vez que o Rancho Folclórico S. Tiago ocupa aquele edifício desde 2016. O presidente da coletividade já colocou o lugar à disposição e a instituição pode fechar portas.

Francisco Moreira, presidente da direção do Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde já terá colocado o seu lugar à disposição (foto: Sara Ferreira/Arquivo)

O Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde irá ficar sem parte das instalações que dispõe na antiga Escola da Seara, uma vez que o edifício vai ser ocupado pela USF Mar à Vista. A informação foi apurada pela Defesa de Espinho, na sequência da decisão anunciada pela própria presidente da Câmara, Maria Manuel Cruz, na última Assembleia Municipal, de transferir o polo de saúde silvaldense do atual edifício da junta para um espaço “próximo”.

O nosso jornal sabe que o local está escolhido e já foi informada a direção da coletividade, que ocupa as antigas instalações escolares desde 2016 e que tinha esse usufruto protocolado por um período de 10 anos.  Segundo fonte próximo do processo, o Município não adiantou a data em que prevê operar esta mudança, mas antecipa-se que seja a curto prazo, o que está a causar desconforto no seio do Rancho S. Tiago. “O presidente da direção, Francisco Moreira, já colocou o seu lugar à disposição”, revela a mesma fonte, acrescentando que “teme-se que a coletividade venha a ter de enfrentar, agora, um vazio diretivo e que, inclusive, venha a encerrar as portas, entregando a chave à Junta de Freguesia de Silvalde”.

De acordo com as informações apuradas, a coletividade terá investido naquele local mais de 50 mil euros, num projeto global para o edifício que lhe foi cedido há sete anos e que geria de forma integral. A autarquia pretende agora reduzir substancialmente a ocupação que o grupo faz do edifício, disponibilizando apenas o piso superior, uma sala de reuniões e um espaço no piso térreo, para ensaios. “Algo que, manifestamente, não chega”, garante quem conhece o espaço.

Artigo completo na edição de 20 de abril de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.