Fotografia: DR

O Centro Multimeios de Espinho acolhe dias 4 e 5 de maio a quarta edição do Labtalks, um ciclo de conferências dedicado à segurança, inovação e qualidade em laboratórios. O evento, organizado pela empresa Modus Complete, já tem as inscrições abertas e deverá ter lotação esgotada.

Depois de casa cheia em 2022, a organização espera o mesmo sucesso para a nova edição do Labtalks que terá lugar dias 4 e 5 de maio, no Centro Multimeios. Centrado nos temas “segurança, inovação e qualidade em laboratórios”, o ciclo de conferências organizado pela empresa de S. Félix da Marinha, Modus Complete, já recebeu mais de 100 inscrições nos dois primeiros dias.

O Labtalks teve a sua primeira edição em 2018 e repetiu-se no ano seguinte na Porto Business School. Em 2020 e 2021, devido à pandemia, a organização optou por não realizar o evento. Em 2022, o panorama foi claramente diferente e a Modus Complete considerou estarem reunidas as condições para o regresso. A empresa dedicada a soluções técnicas de engenharia, lançou o repto à Câmara Municipal de Espinho para se associar ao evento e a resposta foi positiva. Durante dois dias, mais de 300 participantes passaram pelo Centro Multimeios. Contudo, a parceria, ao que tudo indica, deverá ter terminado com a autarquia local. Pedro Moreira, CEO da empresa, revelou que “terminada a sessão em 2022, o presidente da altura, Miguel Reis, avançou que a parceria seria para continuar”. O responsável explicou que foi desenhado um plano para a edição de 2023, mas “à última da hora”, o novo executivo da Câmara Municipal de Espinho “optou estranhamente por não dar continuidade à colaboração depois de ter mostrado interesse”. Pela proximidade e sucesso do evento em 2022, a Modus Complete decidiu avançar novamente para o Centro Multimeios suportando todos os custos na organização, gestão e promoção do evento.

Sessões especializadas

O programa do Labtalks conta com sessões dinamizadas por especialistas que se irão debruçar sobre os temas de projeto, labplanning, metodologia BIM, acreditação de laboratórios, certificações, aplicação de metodologias de melhoria contínua em laboratório, metrologia, laboratórios do futuro, microbiologia, segurança de dados, entre outros.

Pedro Moreira, recorda que o Labtalks “é um evento único” vocacionado para especialistas e profissionais da área. “A nossa lista de participantes é diversificada e tanto contempla um técnico de laboratório como um especialista na área de planeamento, alunos universitários ou investigadores. Criamos um programa completo capaz de responder às exigências que existem na área de laboratórios”, destacou o responsável máximo da empresa.

Paralelamente ao evento, na galeria e espaço interior do Centro Multimeios de Espinho, será montada uma zona de stands com empresas que operam nestes mercados, proporcionado um ambiente de interação entre convidados, expositores e oradores. A empresa recorda que as inscrições são grátis e com oferta de almoço e devem ser realizadas online em https://labtalks.moduscomplete.com/.