Jovem surfista Leo Silva salvou estrangeiro no mar

O surfista da Associação Mar de Espinho, Leo Silva, salvou, no passado dia 12, um banhista estrangeiro, na praia entre as ruas 23 e 25. Um ato heroico do jovem espinhense de 19 anos que foi registado em vídeo e rapidamente colocado a circular nas redes sociais.

Leo Silva, cerca das 14h15, estava perto da praia quando se apercebeu que um indivíduo, com cerca de 30 anos, estava em dificuldades no mar. O jovem surfista correu para junto de outros surfistas que tinham uma prancha e saltou para a água, chegando rapidamente até junto da vítima.

“Percebi que algo de errado se estava a passar porque quando cheguei perto da Pizzaria S. Martinho, estava um homem em cima do muro a tentar pedir ajuda aos surfistas que estavam na água”, conta Leo Silva dando nota de que os seus colegas surfistas “estavam longe e, por isso, não conseguiam ouvir os apelos do homem”.

Rapidamente, Leo foi ver o que se se passava. “Vi um homem a boiar num agueiro e ainda tentei fazer sinal para ele nadar um pouco para o lado para, dessa forma, conseguir sair. No entanto, parecia já só estar à espera que alguém o ajudasse”, conta o jovem surfista que correu pela areia da praia até junto de uma prancha de surf e, imediatamente, saltou para a água, pela fortíssima ondulação, em direção ao homem aflito.

“Não senti nem pensei em mais nada porque o meu objetivo era tentar chegar o mais cedo e rapidamente possível até junto dele”, afirma o jovem que revelou ter ‘sangue frio’ e não ter pensado, sequer, na sua própria segurança.

“Estava com uma prancha e, por isso, senti-me completamente à-vontade no mar e não tive receio. Sei que é sempre muito complicado salvar alguém, mas com uma prancha e ainda por cima de grandes dimensões como a que tinha, tudo ficou mais fácil”, diz o jovem herói.

Artigo completo na edição de 27 de abril de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.