Rafael Marques e Rodrigo Quinta são os fundadores do projeto (Fotografia: Isabel Faustino)

É em plena Praça Progresso que todas as sextas-feiras se realizam as já conhecidas batalhas de improviso. Através das rimas, são muitos os que se juntam para participar, mas também para ver. Afinal, trata-se de um evento aberto à comunidade, onde o palco é dado a qualquer pessoa.

Foi em dezembro do ano passado, no Largo da Piscina Municipal, que Espinho viu nascer a Batalha4cinc00, uma iniciativa criada por Rodrigo Quinta e Rafael Marques, com apenas 20 anos. “Começou num grupo de amigos, numa brincadeira, até que tivemos a ideia de tornar aquilo numa coisa mais a sério. Inicialmente, ia para outros locais como Gaia, mas cá fazíamo-lo apenas entre amigos, até que começou a ter muita adesão”, recorda o espinhense Rodrigo Quinta, explicando que o nome do grupo nasceu em alusão ao código postal da cidade.

O grupo de participantes rapidamente cresceu e o passo seguinte foi dado em frente sem qualquer receio. “Criámos o nome, tentamos a primeira vez e a partir daí começamos a realizar todas as sextas-feiras”, explica o jovem, sem esconder que a fase inicial trouxe algumas adversidades. “Tivemos a dificuldade de encontrar pessoas para participar, até porque havia muitos que não tinham conhecimento deste projeto”, diz Rafael Marques.

A publicidade nas redes sociais foi a solução encontrada, algo que acabou por resolver o problema. “No início, tentávamos ligar a pessoas para aparecerem e até perguntávamos se queriam vir rimar, mas depois começamos a fazer umas pastagens na internet e, de forma natural, o público foi crescendo”, afirma Rafael, explicando que “hoje em dia essa procura já não é necessária”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 11 de maio de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€