A Sapataria Charme e Manuel já têm uma longa história no comércio espinhense. Para além de partilharem a mesma tradição familiar, partilham também a paixão pelo calçado e pelo atendimento personalizado.
Fundada em 1962, a Sapataria Manuel é atualmente gerida pela filha Carla Castro Sá e o marido Paulo Ribeiro. Localizada na Rua 19 e com 61 anos de existência, é a mais antiga casa de sapatos de Espinho, o que confere, na opinião da gerente, uma responsabilidade acrescida.
Carla Castro Sá assumiu a gerência logo depois do pai, apostando em prolongar o legado de uma casa de referência. A Sapataria Manuel aposta sempre na qualidade e conforto, algo que os clientes habituais encontram sempre que vão ao seu encontro.
Relativamente ao estado atual do negócio, Carla refere que a pandemia não foi nada simpática e que a retoma tem sido lenta. “Ainda se nota a influência desse período, hábitos que se adquiriram, pois, as pessoas têm mais tendência a ficar por casa. Por exemplo, se estiver a chover ou frio, os clientes ficam em casa. É um pormenor que identificamos”, refere Carla Castro Sá.
O atendimento personalizado é decisivo
Apesar das mudanças nos hábitos dos consumidores, o modo de abordar o negócio permanece intacto para a Sapataria Manuel. A vinda de clientes à loja é algo que faz sentido para Carla porque permite o apoio ao cliente em situações específicas, que só podem ser resolvidas pessoalmente.
Paulo Ribeiro refere que a abordagem do estabelecimento está voltada para o atendimento personalizado e, por essa razão, nunca foi adotada a modalidade de vendas online. A especificidade de cada pé exige atendimentos diferentes o que leva Carla Castro Sá a comparar o atendimento a uma consulta médica. “Costumamos dizer que o calçado tem que se ver nos pés. À vista pode ser muito bonito, mas os pés é que vão dizer se isso é uma realidade. Pode ser bonito na mão e não ser no pé”, afirma Paulo Ribeiro.
Mesmo sabendo das benesses do atendimento pessoal, o gerente reconhece que a Sapataria Manuel não “agarra” o público mais jovem, como faz com outras faixas etárias, porque a juventude, salvo algumas exceções, está mais direcionada para as vendas online.
Ainda assim, os clientes da loja abrangem todas idades, de uma maneira geral. Paulo Ribeiro refere que a sapataria é catalogada, por vezes, como sendo um estabelecimento mais direcionado para pessoas mais velhas. No entanto, Carla Castro Sá considera que essa ideia como algo positivo. “É sinal de que a sapataria conseguiu fidelizar a clientela, sendo que muitos são de outras zonas do país”, destaca.
Quanto à longevidade da loja, a gerente acredita que está ligada à abordagem ao negócio. “Olhamos para o cliente como um parceiro nosso. Tentamos agradá-lo da melhor maneira, e acho que ele repara nesse esforço. Se reparar, ele volta. Só conseguimos que ele volte se formos verdadeiros”, explica Carla.
O atendimento personalizado é um ponto forte que não se aplica apenas à Sapataria Manuel, na opinião de Paulo Ribeiro. O comércio local espinhense é uma mais-valia, reconhecida por clientes de fora. Deste modo, o atendimento personalizado é algo que diferencia a experiência de ir a uma loja de comércio local ou ir a um shopping.
De pai para filha
Sandra Assunção Silva é a gerente da Sapataria Charme, fundada pelo pai, Manuel Martins Assunção. Localizada na Rua 20, em 2023 irá completar 42 anos de funcionamento e conta com o contributo de marcas como a Ara, Suave, Fluchos, Caprice ou Pikolinos. A gerente recorda que o pai já tinha tido experiência na área, tendo começado com 14 anos. Depois de 5 anos sem trabalhar com calçado, a paixão falou mais alto e decidiu abrir a loja. A transmissão da paixão para a filha acabou por suceder naturalmente.
Na opinião de Sandra, o que torna a área especial é o atendimento ao público. A gerente afirma que há muitas dificuldades na hora de comprar calçado e, por esse motivo, a escolha de época de cada catálogo é feita com atenção às necessidades dos clientes. “Acredito que o atendimento ao público é diferenciado na nossa loja. O comércio tradicional ainda tem estes hábitos e é efetivamente um atendimento personalizado. É algo muito importante e somos procurados por esse motivo” refere Sandra. A gerente revela que o funcionamento do negócio tem sofrido com algumas adversidades, que são partilhadas por todos os negócios, mas que são ultrapassadas graças à carteira de clientes que a Charme tem e do trabalho árduo.
Artigo completo na edição de 11 de maio de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.