Polícia Judiciária detém Paulo Malafaia e Elad Dror

Elad Dror, CEO do grupo Fortera (foto: Francisco Azevedo/Arquivo)

A Polícia Judiciária (PJ) deteve o investidor israelita Elad Dror, CEO do grupo Fortera, no âmbito de uma operação policial denominada Operação Babel. Esta operação, que visou o Município de Vila Nova de Gaia, levou à detenção de sete pessoas, entre as quais o empresário Paulo Malafaia, um dos arguidos da Operação Vórtex e o vice-presidente da autarquia gaiense, Patrocínio Azevedo (PS).

Paulo Malafaia, um dos arguidos da Operação Vórtex de janeiro passado voltou a ser detido pela PJ, no âmbito de uma operação realizada na terça-feira [16 de maio] denominada Operação Babel. A PJ deteve, ainda o empresário israelita Elad Dror, CEO do Grupo Fortera que tem investimentos em Espinho.

Malafaia que estava em liberdade a aguardar julgamento sob o pagamento de uma fiança, terá sido detido por suspeita de “viciação de normas e instrução de processos de licenciamento urbanístico em favor de promotores associados a projetos de elevada densidade e magnitude, estando em causa interesses imobiliários na ordem dos 300 milhões de euros, mediante a oferta e aceitação de contrapartidas de cariz pecuniário”.

O Grupo Fortera já reconheceu em comunicado que o CEO, Elad Dror, se encontrava nas instalações da PJ do Porto e que “irá colaborar com a Justiça para o esclarecimento de qualquer facto que lhe possa ser imputado”, acrescentando que “não há ainda conhecimento dos contornos que serão necessários esclarecer”.