Camerata Bern, grupo de música erudita vai atuar com Ilya Gringolts ao violino a 8 de julho (Fotografia: Auditório de Espinho - Academia)

A esplanada da praia da Baía e o Largo da Câmara Municipal vão acolher dois concertos do festival.

A 49ª edição do Festival Internacional de Música de Espinho (FIME) arranca em pleno dia de aniversário. A 16 de junho, a cidade comemora 50 anos e o Auditório de Espinho recebe a Orquestra Gulbenkian com a atuação de David Fray ao piano. O espetáculo marca o início de uma edição que se estende até 22 de julho e que vai contar, no total, com 12 concertos.

No fim de semana seguinte, dia 24, sobe ao palco do Auditório de Espinho a Real Câmara, com o contratenor Alois Mühlbacher e o cravista Bertrand Cuiller. No entanto, a 30 de junho, no mesmo local, será possível ver e ouvir a Orquestra Metropolitana de Lisboa, juntamente com Christian Lindberg no trombone.

O início de julho vai ser igualmente de muita música e animação, mas o palco será outro. Edmar Castañeda e a Orquestra de Jazz de Espinho vão brilhar ao mesmo tempo em que o sol se põe. Às 19 horas, a esplanada da praia da Baía vai acolher este concerto do FIME, um evento com entrada livre.

No dia seguinte, 2 de julho, a música regressa ao Auditório de Espinho para a atuação do violinista Fabio Biondi. Mais tarde, dia 7, o grupo de música a cappella, The King’s Singers será o protagonista. No dia seguinte, será a vez de Camerata Bern. O grupo de música erudita vai atuar com Ilya Gringolts ao violino.

No dia em que completa um mês do arranque da 49ª edição, o FIME recebe Ópera Isto com a sua Serena Serenata. Este espetáculo é destina-se principalmente ao público infantil e realiza-se às 11h30 no Auditório de Espinho.

No mesmo dia, mas ao fim da tarde, o auditório vai receber a atuação do tenor Ian Bostridge, mas acompanhado pelo pianista Luís Duarte. Recorde-se que o espinhense foi um dos vencedores do Prémio Play da música clássica, no ano passado.

A 17 de julho, com o festival cada vez mais próximo do fim, será a vez de ouvir Stanley Clarke, vencedor de quatro prémios Grammy e uma figura histórica do jazz-funk.

A 21 de julho, o FIME traz ao auditório Michael Wollny Trio e, no dia da despedida, chega Wayne Marshall acompanhado pela Orquestra Clássica de Espinho num concerto dedicado a George Gershwin. Este último concerto vai decorrer às 22 horas no largo da Câmara Municipal e tem entrada livre.