Antiga Escola da Seara: Rancho de Silvalde acusa a Câmara de querer destruir “infraestrutura de apoio ao movimento associativo e cultural”

Foto: Sara Ferreira

A autarquia pretende mudar as instalações do Centro de Saúde de Silvalde para a antiga Escola da Seara. As obras vão retirar parte das instalações ao Rancho, coletividade que ocupa o espaço desde 2016. Silvaldenses lamentam a “falta de comunicação e a rapidez com que as alterações estão a ser projetadas”. Câmara Municipal diz ser possível uma coexistência.

Francisco Moreira, presidente da direção do Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde, pôs o lugar à disposição (foto: Sara Ferreira)

Em comunicado, o Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde acusa o Município de Espinho de querer “destruir uma infraestrutura como não existe no concelho para apoio ao movimento associativo e cultural” privando assim a instituição de “receber pessoas durante os vários eventos que movimentam”.

Em causa está a antiga Escola da Quinta da Seara que foi entregue à coletividade silvaldense em 2016, através de um protocolo que deveria terminar dentro de três anos. A Câmara Municipal pretende instalar um novo espaço para o Centro de Saúde de Silvalde na antiga escola, retirando-o das instalações da Junta de Freguesia, a poucos metros dali.

A confusão está instalada e Francisco Moreira, no comunicado que nos fez chegar, anuncia, que não irá prosseguir à frente da coletividade porque “deixa de haver condições para continuar com este projeto, conforme foi inicialmente pensado. Deixa de haver motivação”, acrescenta o documento dizendo que o cargo de presidente da direção se “encontra à disposição”.

Artigo completo na edição de 18 de maio de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.