Alberto Ferreira, o barbeiro mais antigo da cidade, prepara-se para pendurar as tesouras / Fotografia: Isabel Faustino / DE

O espinhense, que começou por aprender a profissão aos 10 anos, tem uma carreira longa na barbearia. Agora, quase a chegar aos 80 anos, admite que a reforma está próxima.

Quem entra na Barbearia Alberto Ferreira, situada na esquina da Rua 21 com a 26, logo percebe que irá ser bem recebido. O trato fácil que tem com os seus clientes é prova disso, chegando a parecer que o local pertence a um grupo de amigos que, por acaso, vão lá cortar o cabelo. O barbeiro admite que uma das vantagens da profissão é conhecer pessoas e fazer amigos, porque “todos precisamos uns dos outros”.  

A história da Barbearia Alberto Ferreira passa pela Rua 21 há 23 anos, sendo que, entre 1990 e 2000, passou pela Rua 27. Segundo Alberto, a barbearia não é a mais antiga de Espinho, mas é o barbeiro mais antigo da cidade, com 79 anos. A ligação com a profissão deu-se quando era novo. Aconselhado pelo pai começou a aprender a profissão aos 10 anos, na Barbearia Silva, “onde estive quatro anos a aprender”, recorda.

Artigo completo na edição de 18 de maio de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.